terça-feira, 19 de junho de 2012

Programa Saúde na Escola - Equipe José Sombra

Ação de saúde

Programa Saúde na Escola - Equipe José Sombra

05.14.029 -ESCOLA Municipal Malba Tahan - Avenida Brasil, 17221.

Esta Escola faz parte de um programa experimental da prefeitura que trabalha na educação da 7ª a 9ª série com alunos de 11 a 17 anos em período integral.

Foram realizados dois turnos de reuniões com a diretoria, equipe pedagógica e comunidade educativa para identificação do problema, identificação do objetivo, seleção de atividades e ações, organização do projeto e passos metodológicos para construção de estratégias intersetoriais de abordagem da saúde na escola. O NASF representado pelo psicólogo Lidiston esteve presente neste processo dando apoio à coordenação do cuidado e também a professora de enfermagem da UFF Maria Aparecida Brito Campos e acadêmicas de enfermagem Raquel Ferreira, Pamela Pitangui e colaboradores da equipe as ACS Irlana da Silva, Ingrid Cristine, Zenilda Tenório.

O 9º ano foi contemplado com a proposta, 78 adolescentes e temas divididos em dois turnos de palestras educativas.

No 1º dia 04/06/12 de 14:00 as 16:00 horas, o psicólogo Lidiston, iniciou o trabalho com o tema “afetividade” mostrando aos adolescentes a importância dos sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, o que determina o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele.

A importância da vigilância em saúde de nossos adolescentes ao longo do ciclo de vida é responsabilidade das equipes de Saúde da Família (ESF), abordado pela enfermeira Claudia Canellas e posteriormente seguiu a abordagem da professora Maria Aparecida e as acadêmicas de enfermagem com o tema que abriu um leque para diversas perguntas de nossos jovens - O aparelho reprodutor feminino e masculino e suas transformações no ciclo da vida humana.

No 2º dia 07/06/12 de 14:00 as 16:00 horas foi abordado o tema das DSTs, mostrado de forma clara e objetiva alertando os jovens para este sério problema de saúde pública e quando não diagnosticadas e tratadas podem levar à complicações graves e até a morte. Enfatizada a importância da prevenção das DSTs com o uso de preservativos e seu uso correto.

Houve distribuição de materiais educativos, preservativos e esclarecimento de todas as dúvidas dos adolescentes.

Agradecemos a grande colaboração de todos os profissionais, pais e amigos da escola envolvidos direta e indiretamente, pela produção do cuidado em uma fase de grandes transformações e mudanças.

Equipe José Sombra – CMS Alice de Toledo Tibiriçá













9 comentários:

  1. Parabens a todos, bela iniciativa !!!

    ResponderExcluir
  2. Este trabalho educativo deveria ser realizado em todas as escolas, para que os jovens tenham esclarecimentos sobre o que é adolescência e suas responsabilidades. Parabéns a toda a equipe.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a escola pela iniciativa, a equipe José Sombra, o NASF e a UFF pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse trabalho! Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Este é o caminho!!!Adolescentes o adulto bem informado do amanhã.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à todos!! Essa parceria entre UFF e CMS ATT é uma excelente iniciativa às unidades básicas de saúde, educação e trabalho combinam muito bem. Fico muito feliz!

    ResponderExcluir
  7. Parabens a todos os profissionais. A educação em saúde é uma atividade de grande valor visto que educação é mérito de todo cidadão.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, estou orgulhosa de trabalhar com toda a equipe do CMS ATT. Agradeço a oportunidade única de crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  9. Agradecemos a todos a oportunidade de desenvolver este trabalho de educação em saúde. Parabéns a todos!!!!
    Prof. Aparecida

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Juriti, S/Nº - Irajá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h

Telefones

(21) 2471-2927

Alice Toledo Tibiriçá. Tecnologia do Blogger.