terça-feira, 29 de maio de 2012

A soma dos diferentes Agentes na Promoção de Saúde no processo de trabalho.

A soma dos diferentes Agentes na Promoção de Saúde no processo de trabalho.

O grande compositor Ivan Lins compôs uma música chamada “Somos todos iguais esta noite”. Peço licença ao grande artista para dizer que somos todos iguais neste processo de promover e prevenir a saúde na atenção básica, onde cada categoria tem sua importância inquestionável dentro deste processo. Estou tentando não parecer corporativista e caso assim pareça, desculpem-me, mas não posso deixar de registrar que o ACS é um Recurso Humano indispensável no contexto da Clínica da Família.

Como o tema proposto, permite vários desdobramentos, faço a opção em considerar as diferentes individualidades destes profissionais, sua diversidade cultural, social, familiar, a multiplicidade de talentos, suas experiências de vida e profissionais, que somados resultam em um profissional altamente valioso, desde que capacitado e treinado frequentemente pelos seus Supervisores. O ACS é um valioso elo de comunicação e observação entre a comunidade e os serviços de saúde oferecidos à população.

Como todos sabem, são moradores de sua comunidade. Cada beco e cada viela estão demarcados em sua memória. Demarcam o território, dividem e subdividem em áreas e micro-áreas, cadastram as famílias, uma fase difícil do trabalho, por enfrentarem rejeição e descrédito.

Na fase posterior, são iniciados os contatos com as famílias, aguçando o olhar, sua percepção, desenvolvendo a sensibilidade, a fim de que se tenha uma visão mais ampla do contexto em que germina a enfermidade, muitas das vezes, conseqüência dos conflitos familiares ou desajustes sociais.

Olhar o indivíduo como parte de um núcleo, onde situações de abandono, ausência de afeto, conflitos, traumas, violência, frustrações e outros sentimentos devastadores, que potencializam a enfermidade e onde o tratamento indicado nem sempre é a prescrição médica, mas a escuta cuidadosa, o afeto e a solidariedade de todos os profissionais da equipe de saúde, mas principalmente do Agente de Saúde, que muitas das vezes é “adotado” como membro das famílias sob sua responsabilidade.

Aproveitando o melhor de cada um destes profissionais, reunindo seus talentos individuais, elevando sua auto-estima, teremos ferramentas preciosas na condução do processo de trabalho. ACS requer compromisso, afeto, cumplicidade, dedicação e postura firme diante dos obstáculos que o próprio sistema cria na rotina de suas atividades. E as atividades são inúmeras, muitas não são programadas e surpreendem o profissional, dificultando o cumprimento de sua agenda de trabalho. Somos todos em um só: escritores, locutores, cantores, relações, públicas, desenhistas, atores e agora teremos atividades físicas, como caminhadas com grupos de hipertensos e diabéticos, além da produção de mídia visual.

Não acho que seja ruim o excesso de atividades, pois desenvolveremos nossa capacidade criativa, mas desejamos ser reconhecidos com benefícios salariais, mas adequados ao que produzimos.

Faz-se necessário uma autocrítica:

O ACS precisa melhorar sua postura, construir uma imagem positiva e colocar-se de uma forma amadurecida, precisa desenvolver conhecimentos, interesse em sua evolução pessoal. Somente desta forma poderemos sentar á mesa de nossos gestores e dizer firme, olho no olho e com orgulho: eu sou ACS, um agente que transforma a dor em dor. Eu faço com amor, mas eu quero ser reconhecido.

Marcos José Alves Nascimento - Agente comunitário CMS Alice de Toledo Tibiriçá


O CMS Alice de Toledo Tibiriçá foi representado no congresso Rede Unida pelos Agentes comunitários Marcos José Alves do Nascimento, Deise Marinho Pires e Luana Crisostomos.








Um comentário:

  1. Grande Marcão concordo com você, se houver treinamento nossas habilidades serão aperfeiçoadas melhorando a qualidade do serviço, o elo com a unidade vai aumentar, a motivação vai aumentar e isso também evita a rotatividade retendo os nossos talentos.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Juriti, S/Nº - Irajá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h

Telefones

(21) 2471-2927

Alice Toledo Tibiriçá. Tecnologia do Blogger.