APRESENTAÇÃO:
A relação entre os setores de Educação e de Saúde possui
muitas afinidades no campo das políticas públicas por serem baseados na
universalização de direitos fundamentais e com isso favorecem maior proximidade
aos cidadãos.
A escola deve ser entendida como um espaço de relações,
um espaço privilegiado para o desenvolvimento crítico e político, contribuindo
na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o
mundo e interfere diretamente na produção social da saúde. No contexto
situacional do espaço escolar, encontram-se diferentes sujeitos, com histórias e
papéis sociais distintos – professores, alunos, merendeiras, porteiros, pais,
mães, avós, avôs, voluntários, entre outros –, que produzem modos de refletir e
agir sobre si e sobre o mundo e que devem ser compreendidos pelas equipes de
Saúde da Família em suas estratégias de cuidado. A partir desta compreensão é que uma ação
intersetorial é importante, ou seja, pauta-se o trabalho em princípios como a
descentralização, participação social e intersetorialidade. Pensar nesta
perspectiva exige sintonia com a realidade local, com sua cultura de
organização social, bem como uma sociedade civil forte e organizada, capaz de
se fazer ativa e participativa diante da administração pública.
Então, em 29 de Agosto de 2013, o Centro Municipal de
Saúde Alice de Toledo de Tibiriçá, em Irajá, AP.3.3 ATRAVÉS DA EQUIPE
INTERDISCIPLINAR (Terapia Ocupacional, Enfermagem, Médico, Nutrição,
Fonoaudiologia) realizou uma ação de saúde,
na Creche JFF, localizada em Irajá, através da ação local.
A Ação contou com a presença de 161 crianças cuja idade
entre 0 a 5 anos, e, Contou também, com a presença de 08 profissionais de educação,
entre eles, Professores, Auxiliares de Creche e apoio que se envolveram nas
atuações.
AÇÕES
REALIZADAS:

- Cadastramento, avaliação e consulta clinica com as crianças;
v Identificamos
crianças em situações de risco;
v Orientamos
as famílias e os profissionais da Creche para utilização adequada dos serviços
de saúde, encaminhando-as e até agendando-as para as consultas, exames e
atendimento odontológico, quando necessário;
v Orientações
e ações /atividades, no nível de suas competências e nas áreas prioritárias de
Atenção Básica;
v Alcançar,
por meio da visita, um possível acompanhamento clínico sob a responsabilidade
da SAÚDE DA FAMÍLIA;
v Informação
aos membros da equipe, sobre as situações das famílias e crianças,
particularmente aquelas em situações de risco ou alguma anormalidade aparente;
v Desenvolvemos
ações de educação e vigilância à saúde,
v Esclarecimento
para os casos de desnutrição, obesidade, pediculose, doenças dermatológicas e
demais males, embora a ênfase seja na promoção da saúde e na prevenção de
doenças;
v Promovemos
a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de
melhoria do meio ambiente, entre outras;
v Explicamos
para a equipe da creche a dinâmica social da comunidade, suas necessidades,
potencialidades e limites;
v Buscamos
identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados
pela equipe;
v Executamos
outras atribuições correlatas à função da SAUDE DA FAMÍLIA.
CONCLUSÃO:
O cuidado e a educação das crianças em creches vêm sendo
apontados como dimensões indispensáveis e indissociáveis as quais devem
complementar as ações da família e da comunidade. A fusão dos conceitos cuidar
e educar, na tentativa de criar um novo enfoque para a educação infantil que
permite a presença dos profissionais de saúde na escola (creche). A diretora
creche contribuiu para o desenvolvimento do trabalho, o espaço físico e
estrutural é limpo, organizado e harmônico para o desenvolvimento infantil, bem
como, da questão educacional até os aspectos de sobrevivência, desenvolvimento
pessoal e social da criança.
Esta ação, que estamos tratando aqui, nos possibilitou o
conhecimento da realidade vivida pelas crianças da creche na qual foi desenhado
nos levando ao diagnóstico situacional, ampliando os conhecimentos, as
experiências e a troca de saberes entre todas as pessoas envolvidas nas ações.
“O trabalho desenvolvido pela equipe foi enfatizado em
seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da
família e da comunidade”, não somente a favorecer a criança no seu
desenvolvimento bio-psico-social-espiritual, mas também orientar os pais quanto
à educação integral de seus filhos. Contudo, é importante que haja a realização
de um trabalho conjunto creche-família - saúde, de maneira que a segunda visita
faça o planejamento, execução e avaliação das atividades realizadas com os
filhos, garantindo também em casa, a continuidade do trabalho realizado pela
primeira.
Gostaria de saber como faço para conseguir uma vaga nessa creche?
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