segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO AO TABAGISMO

Ação:
Medidas de controle e prevenção ao tabagismo.

Local:
Nave do conhecimento de Irajá.

Data:
Quinta-feira, 19/09/13.

Público alvo:
Consumidores de tabaco e seus derivados.

Profissionais envolvidos:
Enfermeiro: Onofre Malta; Técnica de Enfermagem: Silvana Rodrigues; Técnico de Saúde Bucal: Felipe Tinoco; Auxiliar de Saúde Bucal: Eliane Kobi; Agentes Comunitários de Saúde: Adriana Cruz, Cristina Caldeira, Lais Fernandes, Renise Rocha, Selma Maria, Vandira Tereza.

Atividades desenvolvidas:
Palestra sobre os perigos do tabaco; Palestra sobre danos na cavidade oral decorrente do tabaco; Medição da emissão de monóxido de carbono; Uso da boneca Altina para mostrar os resquícios macroscópicos que uso do tabaco gera nos pulmões.

Resumo do evento:
Às 09:00h de um agitado início de quinta-feira, deu-se início o ciclo de atividades para redução dos agravos decorrentes do tabaco na nave do conhecimento de Irajá. Totalizando cerca de 50 participantes, todos mostraram-se empenhados em aprender sobre os riscos do fumo e dispostos a medir seu percentual de emissão de monóxido de carbono. Com o transcorrer das palestras foram abordados através de banners e ministrações os danos que o fumo pode causar na cavidade oral e ainda através de folders, cartazes e verbalização toda problemática que o assunto envolve. Kits para higiene bucal foram distribuídos a todos os participantes. A boneca Altina, nossa fumante e grande destaque do ciclo de palestras, mostrou de forma prática as lesões que são causas nos pulmões devido o fumo. Assim construímos dia após dia um novo conceito de saúde, onde existe vínculo entre profissionais e usuários do sistema, valorização do empenho e força de vontade dos pacientes e elaboração de metas a serem alcançadas em ações conjuntas de maneira co-responsável.








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Juriti, S/Nº - Irajá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h

Telefones

(21) 2471-2927

Alice Toledo Tibiriçá. Tecnologia do Blogger.