segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ANIVERSÁRIO DE 6 ANOS DO CMS ALICE DE TOLEDO TIBIRIÇÁ

No dia 19/09 comemoramos 6 anos de CMS Alice de Toledo Tibiriçá. Há 6 anos o CMS deixou de ser um anexo do Hospital Municipal Francisco da Silva Teles e  hoje é um Centro Municipal de Saúde.

Agradecemos a presença da comunidade e ao Supermercado Guanabara Irajá pela doação do bolo.

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde tem a missão de ofertar um serviço de saúde de qualidade e que atenda às necessidades da população. A rede básica instalada constitui de Unidades Básicas de Saúde , as quais atuam na modalidade  "tradicional" e  com a estratégia Saúde da Família; o desafio consiste em buscar garantir os valores da universalidade de acesso, da equidade no atendimento, da atenção integrada e da qualidade do serviço. Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde apresenta este documento para instrumentalizar e apontar um eixo orientador para o trabalho das Unidades de Saúde. O Documento Norteador "Compromisso das Unidades Básicas de Saúde", visa subsidiar a gestão e os profissionais da Unidade de Saúde bem como a população, com ferramentas que possam potencializar o trabalho desenvolvido e os seus resultados, estabelecendo diretrizes para a organização do serviço nas atividades administrativas e assistenciais.
A origem de seu nome se deve a uma homenagem que a Superintendente de Atenção Básica, Dra. Márcia Mochel, quis prestar a esta importante ativista da área de saúde e direitos da mulher, que viveu plenamente a busca por suas causas sociais, nas décadas de 30 e 40. Foi pioneira na profilaxia da Hanseníase em nosso país, Presidente da Federação de Mulheres do Brasil, além de patrocinadora da criação do Dia das Mães no Brasil, instituído por decreto de Getúlio Vargas em 1932.
Desde que passou a existir, de fato, como Unidade de Saúde, tem caminhado em busca de sua legitimidade e independência funcional, como mais uma estrutura básica na rede pública de assistência.
A partir do ano de 2010, por conta do cumprimento de novas diretrizes, para modelo de assistência na Atenção Básica, fez-se necessário o redimensionamento e ordenamento da rede física de prestação de serviços e ações de saúde da Unidade, de forma a viabilizar a implantação da estratégia da família e organizado em Equipes de saúde da família – ESF que atuam em suas áreas e micro-áreas priorizando ações em promoção da saúde fundamentadas nos eixos transversais da universalidade, integralidade e equidade, do atendimento prestado ao nosso usuário. Aliado a este novo modelo, a Unidade se manterá como estrutura mista, também de atenção básica, tendo, no entanto, sua atuação em saúde, voltada ao atendimento da clientela não adscrita a área de cobertura da ESF da mesma. 

Fonte: Regimento interno da unidade.








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Juriti, S/Nº - Irajá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h

Telefones

(21) 2471-2927

Alice Toledo Tibiriçá. Tecnologia do Blogger.