quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VISITA NA CRECHE MUNICIPAL JECIÁ DE FREITAS FERREIRA

APRESENTAÇÃO:

A relação entre os setores de Educação e de Saúde possui muitas afinidades no campo das políticas públicas por serem baseados na universalização de direitos fundamentais e com isso favorecem maior proximidade aos cidadãos.

A escola deve ser entendida como um espaço de relações, um espaço privilegiado para o desenvolvimento crítico e político, contribuindo na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde. No contexto situacional do espaço escolar, encontram-se diferentes sujeitos, com histórias e papéis sociais distintos – professores, alunos, merendeiras, porteiros, pais, mães, avós, avôs, voluntários, entre outros –, que produzem modos de refletir e agir sobre si e sobre o mundo e que devem ser compreendidos pelas equipes de Saúde da Família em suas estratégias de cuidado.  A partir desta compreensão é que uma ação intersetorial é importante, ou seja, pauta-se o trabalho em princípios como a descentralização, participação social e intersetorialidade. Pensar nesta perspectiva exige sintonia com a realidade local, com sua cultura de organização social, bem como uma sociedade civil forte e organizada, capaz de se fazer ativa e participativa diante da administração pública.

Então, em 29 de Agosto de 2013, o Centro Municipal de Saúde Alice de Toledo de Tibiriçá, em Irajá, AP.3.3 ATRAVÉS DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR (Terapia Ocupacional, Enfermagem, Médico, Nutrição, Fonoaudiologia) realizou uma ação de saúde,  na Creche JFF, localizada em Irajá, através da ação local.

A Ação contou com a presença de 161 crianças cuja idade entre 0 a 5 anos, e, Contou também, com a presença de 08 profissionais de educação, entre eles, Professores, Auxiliares de Creche e apoio que se envolveram nas atuações.

AÇÕES REALIZADAS:

  • Cadastramento, avaliação e consulta clinica com as crianças;

v  Identificamos crianças em situações de risco;
v  Orientamos as famílias e os profissionais da Creche para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando-as para as consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;
v  Orientações e ações /atividades, no nível de suas competências e nas áreas prioritárias de Atenção Básica;
v  Alcançar, por meio da visita, um possível acompanhamento clínico sob a responsabilidade da SAÚDE DA FAMÍLIA;
v  Informação aos membros da equipe, sobre as situações das famílias e crianças, particularmente aquelas em situações de risco ou alguma anormalidade aparente;
v  Desenvolvemos ações de educação e vigilância à saúde,
v  Esclarecimento para os casos de desnutrição, obesidade, pediculose, doenças dermatológicas e demais males, embora a ênfase seja na promoção da saúde e na prevenção de doenças;
v  Promovemos a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de melhoria do meio ambiente, entre outras;
v  Explicamos para a equipe da creche a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
v  Buscamos identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pela equipe;
v  Executamos outras atribuições correlatas à função da SAUDE DA FAMÍLIA.

CONCLUSÃO:

O cuidado e a educação das crianças em creches vêm sendo apontados como dimensões indispensáveis e indissociáveis as quais devem complementar as ações da família e da comunidade. A fusão dos conceitos cuidar e educar, na tentativa de criar um novo enfoque para a educação infantil que permite a presença dos profissionais de saúde na escola (creche). A diretora creche contribuiu para o desenvolvimento do trabalho, o espaço físico e estrutural é limpo, organizado e harmônico para o desenvolvimento infantil, bem como, da questão educacional até os aspectos de sobrevivência, desenvolvimento pessoal e social da criança.

Esta ação, que estamos tratando aqui, nos possibilitou o conhecimento da realidade vivida pelas crianças da creche na qual foi desenhado nos levando ao diagnóstico situacional, ampliando os conhecimentos, as experiências e a troca de saberes entre todas as pessoas envolvidas nas ações.

“O trabalho desenvolvido pela equipe foi enfatizado em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade”, não somente a favorecer a criança no seu desenvolvimento bio-psico-social-espiritual, mas também orientar os pais quanto à educação integral de seus filhos. Contudo, é importante que haja a realização de um trabalho conjunto creche-família - saúde, de maneira que a segunda visita faça o planejamento, execução e avaliação das atividades realizadas com os filhos, garantindo também em casa, a continuidade do trabalho realizado pela primeira.




“Cada criança tem sua maneira de pensar, sentir e reagir”. É capaz de fazer escolhas, tomar decisões, encontrar soluções para muitos de seus problemas. 









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